Breve histórico da escola.

A Escola Municipal Armando Campos Belo, conhecida também como CEU Santa Brígida foi inaugurada no dia 29 de julho de 1990... clique aqui para conhecer mais sobre a escola.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

30 SETEMBRO - DIA DA SECRETÁRIA

                                                                                                                               
                                   Secretárias da escola ( Keli, Mariana, Thania, Marcia - Parabéns pelo seu dia)
Origem da profissão de Secretária
             
              A profissão de secretária não tem a sua origem muito conhecida. Diz-se por aí que a primeira secretária foi Eva! Outros afirmam que a primeira secretária assessorou Napoleão Bonaparte, sendo demitida por pressões da Josefina! Conta-se ainda que a primeira secretária assessorou a Rainha Vitória, trabalhando com luvas e chapéu!

           Através de pesquisas históricas o "antepassado" da secretária foi o Escriba dos tempos dos faraós - profissional de atuação destacada em toda a Idade Antiga, junto aos povos que desenvolveram a escrita e o comércio.

           Durante a Idade Média a função do secretário praticamente desaparece, em face das condições políticas, econômicas e sociais. A função será exercida apenas, em parte, pelos monges nos mosteiros que, na realidade, não são exatamente secretários, mas, sim, copistas.

        Na Idade Moderna, com o ressurgir do comércio, a necessidade da função do secretário reaparece e, após as duas guerras mundiais, por falta de mão de obra masculina, houve o surgimento da figura feminina bastante atuante na área, na Europa e nos Estados Unidos.

         No Brasil, a mulher surge como secretária na década de 50. Nessa mesma época, houve a implantação de cursos voltados para a área como, por exemplo, datilografia e técnico em secretariado.
Nas décadas de 60 e 70 houve a expansão da profissão, mas somente a partir dos anos 80 a categoria conseguiu, por meio de muita luta, a regulamentação da profissão, com a assinatura da lei nº 7.377, de 30/09/1985.

         O trabalho da secretária mudou muito com o decorrer do tempo. A moderna secretária é praticamente uma assessora da presidência ou diretoria para a qual trabalha. Além de gerenciar a qualidade das atividades que desenvolve na empresa, também administra a vida e a agenda particular dos executivos. Trata-se, portanto, de uma tarefa de extrema confiança, que exige discrição absoluta.
Referências Bibliográficas
http://www.metodista.br
http://www.sinsesp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário