FORMAÇÃO
CONTINUADA - 2014
TEMA:
PLANEJAMENTO
DATA:
04/04/2014
HORÁRIO:
MATUTINO/ VESPERTINO E NOTURNO
PÚBLICO
ALVO:
PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA I E II ETAPA
ORGANIZAÇÃO/
COORDENADORAS: Grazziela Albuquerque, Silvia
Matsubara, Simone Oliveira, Daniza Martins, Célia Regina.
PAUTA:
1.
Apresentação do vídeo: Desafios da Sustentabilidade
- Rio+20;
2.
Dinâmica: Criação de Histórias;
3.
Apresentação dos slides com explicações;
a. Conceitos
de Planejamento, Objetivos, Conteúdos, Metodologias, Cronogramas, Recursos e
Referências;
b. Demonstração
do Planejamento Anual de Ciências; (Prof.ª. Grazziela)
c. Demonstração
do Planejamento Mensal do 4º Ano; (Prof.ª Simone)
d. Exposição
do Referencial para Análise e Reflexão;
e. Sugestão
de Planejamento;
4.
Formar grupos por área para retomar os
Planejamentos Anuais;
a. Elaborar
um único Planejamento por disciplina e por ano, para ser a referência da Unidade
Escolar no Projeto Político Pedagógico.
FORMAÇÃO CONTINUADA - OUTUBRO DE 2013
Nos dias 16, 17 e 18 de outubro de
2013 na Escola Municipal Armando Campos Belo estiveram reunidos os funcionários
administrativos, professores, coordenadores e diretora para participarem da
“Formação Continuada”.
As coordenadoras pedagógicas (Alzenir
de Jesus Borges, Grazziela Albuquerque Berthe, Silvia Hiroko Sonoda Matsubara e
Simone Oliveira Souza Figueiredo) e colaboração da Diretora Adjunta Sirlei
Mendonça, organizaram palestras com as professoras:
Ø Simone França (Psicopedagoga):
abordou o tema DISLEXIA;
Ø Marlene Ribeiro (Assessora Especial
da Prefeitura Municipal): apresentou os temas Relações Interpessoais, Estatuto
do Servidor Público (Legislação – Direitos e Deveres) e sobre o Estatuto da
Criança e do Adolescente (ECA).
Em um segundo momento da formação, as
coordenadoras pedagógicas, com o tema “Projeto Interdisciplinar de Leitura e
Escrita (2ª parte)”, trabalharam com os contos e sua releitura através de
filmes da atualidade, com roteiro pré-organizado para direcionar a parte
pedagógica.
Durante a formação continuada também
foi estudado e reorganizado o calendário de encerramento do ano letivo e
escolar de 2013.
Texto: Coordenadora Silvia Hiroko
Clique na imagem para ampliá-la
Organização: Professor Gilberto Cantú
ESCOLA MUNICIPAL ARMANDO CAMPOS BELO
FORMAÇÃO – TROCA DE
EXPERIENCIAS DO PNAIC
DIAS:
03,04 E 05 DE JULHO DE 2013
INÍCIO:
15H E 20 MIN. ÀS 17 HORAS.
ELABORAÇÃO E EXECUSSÃO
COORDENADORAS:
Daniza
Martins Maciel
Grazziela
de Albuquerque Berthe
Silvia
Hiroko Sonoda Matsubara
Simone
Oliveira Souza Figueiredo
Data:
03/07/2013
Mensagem
Apresentação do “Bingo
de Conto de Fadas” – (Profª Evermonda)
·
Apresentação das Rotinas: 2º ano
(Valdete e Monica) e 3º anos (Valdete, Silvia e Sonia);
·
Sugestões de Atividades de Rotinas
(imagens da internet);
·
Como foi a aplicabilidade? Pontos
Positivos e Pontos Negativos;
Pontos Positivos
|
Pontos Negativos
|
Sugestões
|
· Tarefa: Apresentar uma Obra trabalhada
em sala de aula na estrutura do PNAIC: A Obra, os Jogos e as Brincadeiras.
Data:
04/07/2013
·
Leitura e Deleite “A
Encomenda”;
·
Apresentação das tarefas
realizadas pelas professoras - Apresentar uma Obra trabalhada em sala de aula
na estrutura do PNAIC: A Obra, os Jogos e as Brincadeiras;
·
Apresentação de algumas
formas de como trabalhar a Literatura Infantil;
·
Roda de conversa sobre a
aplicabilidade do “Projeto Interdisciplinar de Leitura e Escrita – Mala
Viajante” – 1. Slide do 4º B (Néia), 2. Blog do 2º A e 3º A (Valdete), 3º B
Silvia Sanabria, 3ºC Sônia, 5º A e B Giane, 4º A Jaine
·
Como foi a aplicabilidade da
Mala Viajante?
·
Pontos Positivos, Pontos
Negativos e Sugestões.
Pontos Positivos
|
Pontos Negativos
|
Sugestões
|
·
PROJETO DE LEITURA –
Exposição dos Materiais adquiridos pela Escola; 1. Coleção “Oficina de Literatura”.
·
Sugestões de Leitura na
internet – livros para baixarem;
·
Lista de materiais para
confecção de jogos e/ou brincadeiras.
Data:
05/07/2013
·
Iniciar com a Leitura Deleite: “Doras e
Carmosinas” (Profª Coord. Grazziela).
·
Confecção de Jogos e Brincadeiras com os
materiais adquiridos.
PARCERIA DA UNIDADE ESCOLAR COM A UFGD - ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA
MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE
FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
PROGRARD
– PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
FACULDADES DE CIÊNCIAS HUMANAS
Curso:
Psicologia Série: 8º semestre
Disciplina:
Atuação em Psicologia Escolar
Professor: Dr.
Cristiano da Silveira Longo
Acadêmicos(as):
Camila de Almeida Mendes, Fernando Junqueira Pereira, Letícia Aquino Costa,
Priscila Yumi Yamasita e Taís Chiodelli.
TABULAÇÃO DE DADOS
·
Foram deixados na escola sessenta (60)
questionários para serem respondidos;
·
Recebemos treze (13) questionários respondidos
(33,66%);
·
Vinte (20) questionários foram retirados e não
foram entregues (33,33%);
·
Vinte e sete (27) questionários ficaram na caixa
para serem retirados (45%).
CONTEÚDOS APRESENTADOS NOS QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS
·
Ansiedade;
·
Autoritarismo da chefia;
·
Carga horária excessiva de trabalho;
·
Condições inadequadas de ambiente físico
escolar;
·
Depressão;
·
Desvalorização do trabalho docente;
·
Esgotamento emocional e físico;
·
Estresse;
·
Falta de convívio familiar e lazer;
·
Relação não satisfatória e ou não satisfatórias
com os alunos e colegas de trabalho;
·
Relações de hierarquia;
·
Salários baixos.
DATAS E TEMAS
Dia
01.04
Relacionamento
Interpessoal
|
Dia
04.04
Processo
Saúde-Doença
|
Dia
08.04
Trabalho e
Reconhecimento
|
- Relação com os colegas de trabalho;
- Relação com os alunos;
- Hierarquia;
Autoritarismo da chefia;
|
- Esgotamento emocional e físico;
- Estresse e depressão;
- Ansiedade;
Falta de lazer e convívio familiar;
|
- Salário;
- Desvalorização;
- Carga horária de trabalho;
- Ambiente físico escolar
|
PROJETO
INTERDISCIPLINAR DE LEITURA E ESCRITA
1- Caracterização do Projeto
1.1-Tema: Leitura e Escrita: instrumento na
instrução do saber e da cidadania.
1.2-Instituição Escolar: Escola Municipal Armando
Campos Belo
1.3-Coordenadoras: Daniza Martins Maciel
Grazziela de Albuquerque Berthe
Simone Oliveira Souza Figueiredo
Silvia Hiroko
Sonoda Matsubara
1.4-Público Alvo: Alunos do Pré ao 9º Anos do Ensino
Fundamental.
1.5-Colaboradores: Docentes do Pré ao 9º Ano do
Ensino Fundamental, Coordenação Pedagógica, Direção, PDE e APM.
1.6-Duração do Projeto: Março a Outubro de 2013.
2- Justificativa
Tendo em vista que um dos principais problemas na
Educação é a dificuldade que os educandos têm na leitura, interpretação e
produção de textos, a coordenação junto com os
professores pensou num projeto diferenciado.
Segundo Crawford Lindsey (1998)
“[...] descreve um novo e excitante estilo de
ensinar, que não só facilita o envolvimento do aluno na sala de aula, mas o
encoraja a assumir o controle de sua própria aprendizagem”.
Seguindo este pensamento, a aprendizagem através do
estimulo da leitura se torna significativo estimulando a criatividade,
aumentando o vocabulário, desenvoltura, responsabilidade e senso crítico,
aperfeiçoando assim a sua produção/escrita.
Diante das dificuldades encontradas, pensamos no
trabalho interdisciplinar, onde há necessidade de entendimento e compreensão
das diversas formas de linguagens adotadas pelos docentes, pois os mesmos vêm
adotando o uso das mídias como uma das formas diferenciadas da prática
pedagógica.
A leitura e sua interpretação são meios que nos
permitem fazer algo concreto/ real, como por exemplos: ler as instruções de um
jogo, manuais para uso de aparelhos eletrônicos, receitas culinárias, anúncios
de jornais, classificados, noticias policiais, panfletos, bulas de remédios,
gráficos, mapas entre outros....
Esse é um dos múltiplos desafios a ser enfrentado
pela escola, de fazer com que os alunos aprendam a ler corretamente. Isto é, a
aquisição da leitura é imprescindível para que possam agir com autonomia na
sociedade letrada.
3- Objetivos:
3.1-
Geral
Desenvolver habilidades das diversas formas de
leitura, interpretação, escrita e produção de textual, criatividade,
desenvoltura oral e a responsabilidade em cumprir os prazos.
3.2-
Específicos:
·
Desenvolver estratégias
que sensibilize o aluno para a importância da leitura e escrita no cotidiano.
·
Incentivar a prática da
leitura extra-sala de aula, pelo uso de diferentes títulos e autores.
·
Despertar habilidades de
ler, interpretar e expressar nas diferentes áreas de conhecimento.
·
Desenvolver noções que
facilitem a sua desenvoltura na apresentação/exposição de suas idéias.
·
Ensinar noções de
responsabilidade e zelo.
4- Desenvolvimento:
O
Projeto será desenvolvido no decorrer do ano letivo, com atividades
diferenciadas: do Pré ao 5º ano será trabalhado o Projeto Mala Viajante como
forma de despertar a curiosidade e o prazer pela leitura, incentivo ao registro
no caderno e aprendendo a ter responsabilidade no cuidado dos materiais e com o
prazo de entrega da maleta. Parceria realizada com o auxílio da família.
Paralelamente ao Projeto da Mala Viajante, na sala
de aula, cada turma tem um dia programado na biblioteca, para retirar o livro,
levar para casa e devolver no dia estipulado. Os registros serão organizados
por cada docente, conforme o grau de desenvolvimento da turma.
Do
6º, 7º, 8º e 9º ano serão utilizados um baú e/ou uma caixa com os livros
infanto-juvenis separados por ano e outro baú com jornais e revistas e será
trabalhado de forma interdisciplinar.
No decorrer do ano letivo, a coordenação pedagógica
junto com a direção da escola, irá fornecer uma Formação Continuada com um (a)
profissional na área para ampliar o conhecimento e auxiliar nas diversas formas
de execução do Projeto Interdisciplinar de Leitura e Escrita.
No encerramento do Projeto a escola pretende
convidar o Poeta Emanuel Marinho para fazer uma apresentação na Unidade
Escolar.
5- Estratégias/Metodologias
Ø
Mala Viajante do Pré ao 5º ano
·
A Escola estará providenciando
a confecção e execução do projeto da mala viajante com os seguintes materiais: maletas,
cadernos, livros de literatura infantil e infanto-juvenil, assinaturas de jornal
e revistas para fortalecer a realização do trabalho pedagógico.
Ø
Do 6º ao 9º ano
·
Será organizado por
turmas e conforme a relação dos conteúdos elencados no Referencial Curricular,
onde terá apresentações dos trabalhos realizados pelos alunos por semestre;
·
Os textos serão
trabalhados conforme as sugestões das Olimpíadas de Língua Portuguesa e
Matemática;
·
No lugar da mala viajante será utilizado
um baú ou uma caixa com os livros infanto-juvenis separados por ano (6º, 7º, 8º
e 9º ano); e outro baú com jornais e revistas.
Ø
Estratégias e metodologias a serem utilizadas
·
Seleção de obras, poesias,
poemas, contos, advinhas, anedotas, jograis, parodias, cordel, sarau, revistas,
notícias, textos, gráficos, mapas, Google Earth;
·
Elaboração de um jornal (jornal da escola);
·
Rodas de leituras e peças
teatrais;
·
Uso de músicas, cantigas
de rodas, brincadeiras;
·
Reescritas de fábulas e
outros textos;
·
Pesquisas de temas
variados com uso de livros e internet (meio ambiente, drogas, bullyng e outros);
·
Provinha e Prova Brasil;
·
Olimpíadas de Matemática;
·
Olimpíadas de Língua
Portuguesa;
·
Divulgação de autores dos
livros trabalhados;
·
Dramatização de histórias
infanto-juvenil;
·
Dramatização de um conto
pelos professores;
·
Criação de histórias
apoiadas em imagens;
·
Criação de histórias em
quadrinhos;
·
Uso de vídeos.
6- Cronograma da Biblioteca
· Os
dias da semana foram organizados para o atendimento dos alunos.
Período matutino:
DIAS DA SEMANA
|
TURMAS
|
DATA DE
DEVOLUÇÃO
|
SEGUNDA-FEIRA
|
3º
A
|
QUINTA-FEIRA
|
TERÇA-FEIRA
|
5º
A, 6º A, 6º B
|
SEXTA-FEIRA
|
QUARTA-FEIRA
|
7º
A, 7º B, 7º C
|
SEGUNDA-FEIRA
|
QUINTA-FEIRA
|
8º
A, 8º B, 8º C
|
TERÇA-FEIRA
|
SEXTA-FEIRA
|
9º
A, 9º B
|
QUARTA-FEIRA
|
Período vespertino:
DIAS
DA SEMANA
|
TURMAS
|
DATA
PARA DEVOLUÇÃO
|
SEGUNDA-FEIRA
|
3º ANO A/B
|
QUINTA-FEIRA
|
TERÇA-FEIRA
|
4º ANO A/B
|
SEXTA-FEIRA
|
QUARTA-FEIRA
|
2º ANO B/C
|
SEGUNDA-FEIRA
|
QUINTA-FEIRA
|
6º ANO C/D
|
TERÇA-FEIRA
|
SEXTA-FEIRA
|
5º ANO B e 7º
ANO D
|
QUARTA-FEIRA
|
7-Período
O período do projeto será de março a outubro de
2013, podendo se estender até novembro caso haja necessidade.
8-Avaliação
A avaliação será realizada através da análise dos
trabalhos produzidos, da socialização, da participação, de apresentações orais
e escritas, dramatizações, escrita/declamação de jograis, cartazes, murais,
histórias em quadrinhos, gráficos, espaços geográficos e analise
da Prova (5º e 9º ano) e Provinha (3º ano)
Brasil.
9-
Bibliografia
·
JR. Crawford W. Lindsey. Educação
com Participação, Editora Record. Rio de Janeiro, 1988.
·
Solé, Isabel. Estratégias
de leitura, Editora ArtMed. Porto Alegre, 1998.
10-PATROCINADORES / DOADORES
Ø
Dr. Luiz Carlos Abaid;
Ø
Mendonça Materiais de
Construção;
Ø
Mariana Berthe Nantes
(aluna do 3ºA);
Ø
Márcia de Oliveira Souza;
Ø
Almir (Agricultura
familiar);
Ø
Dr. Takeshi Matsubara;
Ø
Editora Saraiva;
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
O Coordenador Pedagógico, como um dos responsáveis por
uma equipe comprometida com seu fazer pedagógico, tem como foco principal o
aluno, quando penso no indivíduo em todas as suas dimensões: ético, social,
psicológico, político, econômico, enfim, pois estamos lidando com seres humanos
que estão em pleno desenvolvimento, percebo o quanto necessitam de muitas
atividades, participação, liberdade responsável, novidades, conhecimento e
esclarecimento do porque de tudo que lhe é ensinado, atribuído e exigido.
Dessa forma o Coordenador Pedagógico é parte integrante
desse processo de ensino e aprendizagem dos alunos, pois é ele que estará
constantemente verificando mudanças de comportamentos desejáveis em relação ao
conteúdo ensinado em cada área de conhecimento. O coordenador Pedagógico estará
subsidiando os professores quanto aos planejamentos, recursos, metodologias,
avaliações, entre outros, para que o ensino tenha uma direção orientada, dentro
de uma proposta curricular coerente com o projeto Político Pedagógico da
escola. Sempre que necessário, deve propor um sistema de ensino adequado aos
objetos educativos de uma personalidade equilibrada e acompanhar o desempenho
do aluno, bem como o do professor.
Diante do exposto, a meu ver, existem dois entraves que
cerceia o trabalho do Coordenador Pedagógico:
Em primeiro lugar o trabalho do Coordenador Pedagógico no
interior da escola tem sofrido em sua especificidade uma disfunção, ou seja,
uma atuação sem foco, pois, por mais que saibamos a real função do
Coordenador esbarramos em uma série de
dificuldades do cotidiano que mui furtivamente nos leva o tempo, como por
exemplo, os problemas de indisciplina. Mesmo sabendo que é função da direção da
escola, acaba por “estourar” nas mãos dos Coordenadores Pedagógicos. O que
inevitavelmente o impede de executar o que lhe é peculiar, ou seja, buscar a
melhoria do fazer pedagógico para o desenvolvimento pleno do aluno.
Em segundo lugar, vivemos hoje numa época em que tudo
acontece rapidamente, as inovações tecnológicas vêm sobre nós como avalanches
de informações, novidades e inovações... Enfim, o que é fato: é que precisamos
estar antenados nas multimídias.
O Coordenador Pedagógico nesse contexto precisa estar
atualizado e em constante formação, para que possam atender a demanda escolar,
de forma coesa, engajada, sobretudo, segura de que a educação está bem
fundamentada, de forma a transmitir ás novas gerações instrumentos de
aprendizagens essenciais.
Para tanto, além de o Coordenador Pedagógico necessitar
das formações continuadas, requer também tempo, espaço, material adequado para
estudo, planejar horário de trabalho coletivo. Ainda, essa formação em serviço
não pode ser limitada a cursos esporádicos, ela só fica completa quando há a orientação
presencial constante de uma supervisão que permita troca de experiências com
seus pares.
Nesse caso, o ideal é que a escola além de firmar
parcerias com as Universidades e organizações não governamentais, as
Secretarias de Educação tenham equipe técnica atuante para cuidar e acompanhar
os Coordenadores Pedagógicos.
DANIZA
MARTINS MACIEL
Coordenadora
Pedagógica Rede Municipal
Nenhum comentário:
Postar um comentário