Breve histórico da escola.

A Escola Municipal Armando Campos Belo, conhecida também como CEU Santa Brígida foi inaugurada no dia 29 de julho de 1990... clique aqui para conhecer mais sobre a escola.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA


FORMAÇÃO CONTINUADA - 2014

TEMA: PLANEJAMENTO
DATA: 04/04/2014
HORÁRIO: MATUTINO/ VESPERTINO E NOTURNO
PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA I E II ETAPA
ORGANIZAÇÃO/ COORDENADORAS: Grazziela Albuquerque, Silvia Matsubara, Simone Oliveira, Daniza Martins, Célia Regina.
PAUTA:
1.                  Apresentação do vídeo: Desafios da Sustentabilidade - Rio+20;
2.                  Dinâmica: Criação de Histórias;
3.                  Apresentação dos slides com explicações;
a.       Conceitos de Planejamento, Objetivos, Conteúdos, Metodologias, Cronogramas, Recursos e Referências;
b.      Demonstração do Planejamento Anual de Ciências; (Prof.ª. Grazziela)
c.       Demonstração do Planejamento Mensal do 4º Ano; (Prof.ª Simone)
d.      Exposição do Referencial para Análise e Reflexão;
e.       Sugestão de Planejamento;
4.                  Formar grupos por área para retomar os Planejamentos Anuais;

a.       Elaborar um único Planejamento por disciplina e por ano, para ser a referência da Unidade Escolar no Projeto Político Pedagógico.



FORMAÇÃO CONTINUADA - OUTUBRO DE 2013
Nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2013 na Escola Municipal Armando Campos Belo estiveram reunidos os funcionários administrativos, professores, coordenadores e diretora para participarem da “Formação Continuada”.
As coordenadoras pedagógicas (Alzenir de Jesus Borges, Grazziela Albuquerque Berthe, Silvia Hiroko Sonoda Matsubara e Simone Oliveira Souza Figueiredo) e colaboração da Diretora Adjunta Sirlei Mendonça, organizaram palestras com as professoras:
Ø Simone França (Psicopedagoga): abordou o tema DISLEXIA;
Ø Marlene Ribeiro (Assessora Especial da Prefeitura Municipal): apresentou os temas Relações Interpessoais, Estatuto do Servidor Público (Legislação – Direitos e Deveres) e sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Em um segundo momento da formação, as coordenadoras pedagógicas, com o tema “Projeto Interdisciplinar de Leitura e Escrita (2ª parte)”, trabalharam com os contos e sua releitura através de filmes da atualidade, com roteiro pré-organizado para direcionar a parte pedagógica.
Durante a formação continuada também foi estudado e reorganizado o calendário de encerramento do ano letivo e escolar de 2013.
Texto: Coordenadora Silvia Hiroko




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Organização: Professor Gilberto Cantú


ESCOLA MUNICIPAL ARMANDO CAMPOS BELO
FORMAÇÃO – TROCA DE EXPERIENCIAS DO PNAIC
DIAS: 03,04 E 05 DE JULHO DE 2013
INÍCIO: 15H E 20 MIN. ÀS 17 HORAS.
ELABORAÇÃO E EXECUSSÃO
COORDENADORAS:
Daniza Martins Maciel
Grazziela de Albuquerque Berthe
Silvia Hiroko Sonoda Matsubara
Simone Oliveira Souza Figueiredo
Data: 03/07/2013
Mensagem
Apresentação do “Bingo de Conto de Fadas” – (Profª Evermonda)
·         Apresentação das Rotinas: 2º ano (Valdete e Monica) e 3º anos (Valdete, Silvia e Sonia);
·         Sugestões de Atividades de Rotinas (imagens da internet);
·         Como foi a aplicabilidade? Pontos Positivos e Pontos Negativos;
Pontos Positivos
Pontos Negativos
Sugestões








  
·     Tarefa: Apresentar uma Obra trabalhada em sala de aula na estrutura do PNAIC: A Obra, os Jogos e as Brincadeiras.
Data: 04/07/2013
·         Leitura e Deleite “A Encomenda”;
·         Apresentação das tarefas realizadas pelas professoras - Apresentar uma Obra trabalhada em sala de aula na estrutura do PNAIC: A Obra, os Jogos e as Brincadeiras;
·         Apresentação de algumas formas de como trabalhar a Literatura Infantil;
·         Roda de conversa sobre a aplicabilidade do “Projeto Interdisciplinar de Leitura e Escrita – Mala Viajante” – 1. Slide do 4º B (Néia), 2. Blog do 2º A e 3º A (Valdete), 3º B Silvia Sanabria, 3ºC Sônia, 5º A e B Giane, 4º A Jaine
·         Como foi a aplicabilidade da Mala Viajante?
·         Pontos Positivos, Pontos Negativos e Sugestões.
Pontos Positivos
Pontos Negativos
Sugestões












·         PROJETO DE LEITURA – Exposição dos Materiais adquiridos pela Escola; 1. Coleção “Oficina de Literatura”.
·         Sugestões de Leitura na internet – livros para baixarem;
·         Lista de materiais para confecção de jogos e/ou brincadeiras.
 Data: 05/07/2013
·         Iniciar com a Leitura Deleite: “Doras e Carmosinas” (Profª Coord. Grazziela).
·         Confecção de Jogos e Brincadeiras com os materiais adquiridos.





PARCERIA DA UNIDADE ESCOLAR COM A UFGD - ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
PROGRARD – PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
FACULDADES DE CIÊNCIAS HUMANAS
Curso: Psicologia                       Série: 8º semestre
Disciplina: Atuação em Psicologia Escolar
Professor: Dr. Cristiano da Silveira Longo
Acadêmicos(as): Camila de Almeida Mendes, Fernando Junqueira Pereira, Letícia Aquino Costa, Priscila Yumi Yamasita e Taís Chiodelli.
TABULAÇÃO DE DADOS
·         Foram deixados na escola sessenta (60) questionários para serem respondidos;
·         Recebemos treze (13) questionários respondidos (33,66%);
·         Vinte (20) questionários foram retirados e não foram entregues (33,33%);
·         Vinte e sete (27) questionários ficaram na caixa para serem retirados (45%).

CONTEÚDOS APRESENTADOS NOS QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS
·         Ansiedade;
·         Autoritarismo da chefia;
·         Carga horária excessiva de trabalho;
·         Condições inadequadas de ambiente físico escolar;
·         Depressão;
·         Desvalorização do trabalho docente;
·         Esgotamento emocional e  físico;
·         Estresse;
·         Falta de convívio familiar e lazer;
·         Relação não satisfatória e ou não satisfatórias com os alunos e colegas de trabalho;
·         Relações de hierarquia;
·         Salários baixos.
DATAS E TEMAS
Dia 01.04
Relacionamento Interpessoal
Dia 04.04
Processo Saúde-Doença
Dia 08.04
Trabalho e Reconhecimento
- Relação com os colegas de trabalho;
- Relação com os alunos;
- Hierarquia;
Autoritarismo da chefia;
- Esgotamento emocional e físico;
- Estresse e depressão;
- Ansiedade;
Falta de lazer e convívio familiar;
- Salário;
- Desvalorização;
- Carga horária de trabalho;
- Ambiente físico escolar



PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA E ESCRITA



1- Caracterização do Projeto
1.1-Tema: Leitura e Escrita: instrumento na instrução do saber e da cidadania.
1.2-Instituição Escolar: Escola Municipal Armando Campos Belo
1.3-Coordenadoras:      Daniza Martins Maciel
Grazziela de Albuquerque Berthe
Simone Oliveira Souza Figueiredo
 Silvia Hiroko Sonoda Matsubara
1.4-Público Alvo: Alunos do Pré ao 9º Anos do Ensino Fundamental.
1.5-Colaboradores: Docentes do Pré ao 9º Ano do Ensino Fundamental, Coordenação Pedagógica, Direção, PDE e APM.
1.6-Duração do Projeto: Março a Outubro de 2013.

2- Justificativa
Tendo em vista que um dos principais problemas na Educação é a dificuldade que os educandos têm na leitura, interpretação e produção de textos, a coordenação junto com os professores pensou num projeto diferenciado.
Segundo Crawford Lindsey (1998)
“[...] descreve um novo e excitante estilo de ensinar, que não só facilita o envolvimento do aluno na sala de aula, mas o encoraja a assumir o controle de sua própria aprendizagem”.
Seguindo este pensamento, a aprendizagem através do estimulo da leitura se torna significativo estimulando a criatividade, aumentando o vocabulário, desenvoltura, responsabilidade e senso crítico, aperfeiçoando assim a sua produção/escrita.
Diante das dificuldades encontradas, pensamos no trabalho interdisciplinar, onde há necessidade de entendimento e compreensão das diversas formas de linguagens adotadas pelos docentes, pois os mesmos vêm adotando o uso das mídias como uma das formas diferenciadas da prática pedagógica.
A leitura e sua interpretação são meios que nos permitem fazer algo concreto/ real, como por exemplos: ler as instruções de um jogo, manuais para uso de aparelhos eletrônicos, receitas culinárias, anúncios de jornais, classificados, noticias policiais, panfletos, bulas de remédios, gráficos, mapas entre outros....
Esse é um dos múltiplos desafios a ser enfrentado pela escola, de fazer com que os alunos aprendam a ler corretamente. Isto é, a aquisição da leitura é imprescindível para que possam agir com autonomia na sociedade letrada.

3- Objetivos:
3.1- Geral
Desenvolver habilidades das diversas formas de leitura, interpretação, escrita e produção de textual, criatividade, desenvoltura oral e a responsabilidade em cumprir os prazos.
3.2- Específicos:
·         Desenvolver estratégias que sensibilize o aluno para a importância da leitura e escrita no cotidiano.
·         Incentivar a prática da leitura extra-sala de aula, pelo uso de diferentes títulos e autores.
·         Despertar habilidades de ler, interpretar e expressar nas diferentes áreas de conhecimento.
·         Desenvolver noções que facilitem a sua desenvoltura na apresentação/exposição de suas idéias.
·         Ensinar noções de responsabilidade e zelo.


4- Desenvolvimento:
            O Projeto será desenvolvido no decorrer do ano letivo, com atividades diferenciadas: do Pré ao 5º ano será trabalhado o Projeto Mala Viajante como forma de despertar a curiosidade e o prazer pela leitura, incentivo ao registro no caderno e aprendendo a ter responsabilidade no cuidado dos materiais e com o prazo de entrega da maleta. Parceria realizada com o auxílio da família.
Paralelamente ao Projeto da Mala Viajante, na sala de aula, cada turma tem um dia programado na biblioteca, para retirar o livro, levar para casa e devolver no dia estipulado. Os registros serão organizados por cada docente, conforme o grau de desenvolvimento da turma.
Do 6º, 7º, 8º e 9º ano serão utilizados um baú e/ou uma caixa com os livros infanto-juvenis separados por ano e outro baú com jornais e revistas e será trabalhado de forma interdisciplinar.
No decorrer do ano letivo, a coordenação pedagógica junto com a direção da escola, irá fornecer uma Formação Continuada com um (a) profissional na área para ampliar o conhecimento e auxiliar nas diversas formas de execução do Projeto Interdisciplinar de Leitura e Escrita.
No encerramento do Projeto a escola pretende convidar o Poeta Emanuel Marinho para fazer uma apresentação na Unidade Escolar.

5- Estratégias/Metodologias
Ø  Mala Viajante do Pré ao 5º ano
·         A Escola estará providenciando a confecção e execução do projeto da mala viajante com os seguintes materiais: maletas, cadernos, livros de literatura infantil e infanto-juvenil, assinaturas de jornal e revistas para fortalecer a realização do trabalho pedagógico.
Ø  Do 6º ao 9º ano
·         Será organizado por turmas e conforme a relação dos conteúdos elencados no Referencial Curricular, onde terá apresentações dos trabalhos realizados pelos alunos por semestre;
·         Os textos serão trabalhados conforme as sugestões das Olimpíadas de Língua Portuguesa e Matemática;
·         No lugar da mala viajante será utilizado um baú ou uma caixa com os livros infanto-juvenis separados por ano (6º, 7º, 8º e 9º ano); e outro baú com jornais e revistas.
Ø  Estratégias e metodologias a serem utilizadas
·         Seleção de obras, poesias, poemas, contos, advinhas, anedotas, jograis, parodias, cordel, sarau, revistas, notícias, textos, gráficos, mapas, Google Earth;
·         Elaboração de um jornal (jornal da escola);
·         Rodas de leituras e peças teatrais;
·         Uso de músicas, cantigas de rodas, brincadeiras;
·         Reescritas de fábulas e outros textos;
·         Pesquisas de temas variados com uso de livros e internet (meio ambiente, drogas, bullyng e outros);
·         Provinha e Prova Brasil;
·         Olimpíadas de Matemática;
·         Olimpíadas de Língua Portuguesa;
·         Divulgação de autores dos livros trabalhados;
·         Dramatização de histórias infanto-juvenil;
·         Dramatização de um conto pelos professores;
·         Criação de histórias apoiadas em imagens;
·         Criação de histórias em quadrinhos;
·         Uso de vídeos.

6- Cronograma da Biblioteca
·      Os dias da semana foram organizados para o atendimento dos alunos.

Período matutino:
DIAS DA SEMANA
TURMAS
DATA DE DEVOLUÇÃO
SEGUNDA-FEIRA
3º A
QUINTA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
5º A, 6º A, 6º B
SEXTA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
7º A, 7º B, 7º C
SEGUNDA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
8º A, 8º B, 8º C
TERÇA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
9º A, 9º B
QUARTA-FEIRA

Período vespertino:
DIAS DA SEMANA
TURMAS
DATA PARA DEVOLUÇÃO
SEGUNDA-FEIRA
3º ANO A/B
QUINTA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
4º ANO A/B
SEXTA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
2º ANO B/C
SEGUNDA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
6º ANO C/D
TERÇA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
5º ANO B e 7º ANO D
QUARTA-FEIRA


7-Período
O período do projeto será de março a outubro de 2013, podendo se estender até novembro caso haja necessidade.

8-Avaliação
A avaliação será realizada através da análise dos trabalhos produzidos, da socialização, da participação, de apresentações orais e escritas, dramatizações, escrita/declamação de jograis, cartazes, murais, histórias em quadrinhos, gráficos, espaços geográficos e analise da Prova (5º e 9º ano) e Provinha (3º ano) Brasil.

9- Bibliografia
·         JR. Crawford W. Lindsey. Educação com Participação, Editora Record. Rio de Janeiro, 1988.
·         Solé, Isabel. Estratégias de leitura, Editora ArtMed. Porto Alegre, 1998.
10-PATROCINADORES / DOADORES
Ø  Dr. Luiz Carlos Abaid;
Ø  Mendonça Materiais de Construção;
Ø  Mariana Berthe Nantes (aluna do 3ºA);
Ø  Márcia de Oliveira Souza;
Ø  Almir (Agricultura familiar);
Ø  Dr. Takeshi Matsubara;
Ø  Editora Saraiva;




O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

            O Coordenador Pedagógico, como um dos responsáveis por uma equipe comprometida com seu fazer pedagógico, tem como foco principal o aluno, quando penso no indivíduo em todas as suas dimensões: ético, social, psicológico, político, econômico, enfim, pois estamos lidando com seres humanos que estão em pleno desenvolvimento, percebo o quanto necessitam de muitas atividades, participação, liberdade responsável, novidades, conhecimento e esclarecimento do porque de tudo que lhe é ensinado, atribuído e exigido.
            Dessa forma o Coordenador Pedagógico é parte integrante desse processo de ensino e aprendizagem dos alunos, pois é ele que estará constantemente verificando mudanças de comportamentos desejáveis em relação ao conteúdo ensinado em cada área de conhecimento. O coordenador Pedagógico estará subsidiando os professores quanto aos planejamentos, recursos, metodologias, avaliações, entre outros, para que o ensino tenha uma direção orientada, dentro de uma proposta curricular coerente com o projeto Político Pedagógico da escola. Sempre que necessário, deve propor um sistema de ensino adequado aos objetos educativos de uma personalidade equilibrada e acompanhar o desempenho do aluno, bem como o do professor.
            Diante do exposto, a meu ver, existem dois entraves que cerceia o trabalho do Coordenador Pedagógico:
            Em primeiro lugar o trabalho do Coordenador Pedagógico no interior da escola tem sofrido em sua especificidade uma disfunção, ou seja, uma atuação sem foco, pois, por mais que saibamos a real função do Coordenador  esbarramos em uma série de dificuldades do cotidiano que mui furtivamente nos leva o tempo, como por exemplo, os problemas de indisciplina. Mesmo sabendo que é função da direção da escola, acaba por “estourar” nas mãos dos Coordenadores Pedagógicos. O que inevitavelmente o impede de executar o que lhe é peculiar, ou seja, buscar a melhoria do fazer pedagógico para o desenvolvimento pleno do aluno.
            Em segundo lugar, vivemos hoje numa época em que tudo acontece rapidamente, as inovações tecnológicas vêm sobre nós como avalanches de informações, novidades e inovações... Enfim, o que é fato: é que precisamos estar antenados nas multimídias.
            O Coordenador Pedagógico nesse contexto precisa estar atualizado e em constante formação, para que possam atender a demanda escolar, de forma coesa, engajada, sobretudo, segura de que a educação está bem fundamentada, de forma a transmitir ás novas gerações instrumentos de aprendizagens essenciais.
            Para tanto, além de o Coordenador Pedagógico necessitar das formações continuadas, requer também tempo, espaço, material adequado para estudo, planejar horário de trabalho coletivo. Ainda, essa formação em serviço não pode ser limitada a cursos esporádicos, ela só fica completa quando há a orientação presencial constante de uma supervisão que permita troca de experiências com seus pares.
            Nesse caso, o ideal é que a escola além de firmar parcerias com as Universidades e organizações não governamentais, as Secretarias de Educação tenham equipe técnica atuante para cuidar e acompanhar os Coordenadores Pedagógicos.

DANIZA MARTINS MACIEL
Coordenadora Pedagógica Rede Municipal

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